Informações ao vivo
Neste instante, o colegiado de juízes encerra o primeiro dia de julgamento do caso Curió. Foram ouvidas três vítimas e duas testemunhas de acusação ao longo da sessão, que durou 12 horas. Nesta quarta-feira (21), ocorrerá o segundo dia de julgamento. A previsão é a de que sejam ouvidas testemunhas de defesa. A sessão será retomada às 9h, no 1º Salão do Júri no Fórum Clóvis Beviláqua.
Encerrado o último depoimento do primeiro dia de julgamento do processo relativo ao caso Curió.
Iniciada a oitiva da segunda testemunha de acusação. Ela solicitou a presença dos réus no plenário durante seu depoimento.
A sessão de julgamento completa 9h de duração, apenas com intervalos para almoço e lanche. Até o momento, foram ouvidas três vítimas e uma testemunha de acusação.
O Ministério Público encerrou as perguntas à testemunha de acusação. Agora, começam os questionamentos da defesa.
Começou, neste instante, o depoimento da primeira testemunha de acusação.
Encerrado o depoimento da terceira vítima do caso Curió.
Os advogados de defesa iniciam as perguntas à terceira vítima.
Começa a oitiva da terceira vítima. O Ministério Público, que atua na acusação, inicia as perguntas.
O colegiado de juízes retoma, agora, a sessão de julgamento.
Encerrada a oitiva da segunda vítima. O colegiado de juízes suspendeu a sessão por 15 minutos.
Defesa inicia questionamentos com a segunda vítima.
Desta vez, a defesa está fazendo perguntas à primeira vítima.
Agora, a primeira vítima responde às perguntas feitas pelo Ministério Público, que atua na acusação.
Neste momento, presta depoimento a primeira vítima.
Retomado o julgamento. Os réus são: Antônio José de Abreu Vidal Filho, Ideraldo Amâncio, Marcus Vinícius Sousa da Costa e Wellington Veras Chagas. A acusação contra eles é de homicídio consumado contra 11 pessoas.
Neste momento, o colegiado de juízes suspendeu, por 1 hora, a sessão do júri para almoço.
Os juízes continuam a leitura da denúncia oferecida pelo MPCE.
O julgamento desse processo relativo ao caso Curió faz parte da 6ª Semana Estadual do Júri, promovida pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), em Fortaleza e Interior do Estado. Estão agendados 204 julgamentos para ocorrer até sexta-feira (23/06).
As imagens relativas ao júri, registradas nesta manhã, estão na Galeria, disponível em https://juri-curio.tjce.jus.br.
Agora, o julgamento está na etapa da leitura da denúncia do Ministério Público do Ceará (MPCE).
Conforme decisão do colegiado de juízes, a pedido, as vítimas e testemunhas de acusação serão ouvidas sem a presença dos acusados em plenário. Os réus foram levados à sala reservada.
Neste momento, os jurados leem cópia da sentença de pronúncia, que é a decisão que submete acusado de crime contra a vida a júri popular.
Realizado o sorteio dos sete jurados, que decidirão se os réus são culpados ou inocentes. Os celulares deles foram recolhidos pela Secretaria da 1ª Vara do Júri, em razão da incomunicabilidade durante o julgamento. As defesas dos acusados recusaram dez pessoas, entre os sorteados. Já o Ministério Público, dispensou três. Um quarto foi dispensado justificadamente. Os jurados são selecionados anualmente, entre pessoas da sociedade que se inscrevem voluntariamente para o exercício da função. Em seguida ao sorteio, foi formado o Conselho de Sentença.
O colegiado de juízes da 1ª Vara do Júri da Comarca de Fortaleza instala a sessão para julgamento de quatro acusados no processo do caso Curió. Segundo a denúncia do Ministério Público do Ceará, eles respondem à ação penal sob acusação pelo crime de homicídio consumado contra 11 pessoas.
A partir de agora, meia hora antes do início previsto para o julgamento, não é mais possível que a imprensa faça gravações dentro do 1º Salão do Júri. Quando for iniciada a sessão, será proibido fazer registro de áudio, fotografia ou vídeo.
A checagem de segurança conta, inclusive, com detector de metais para entrada no 1º Salão do Júri de Fortaleza. A 1ª Vara do Júri da Capital reservou 225 vagas para familiares, advogados, estudantes, autoridades e público em geral.
Fórum Clóvis Beviláqua continua o procedimento de entrada do público credenciado previamente para assistir ao julgamento. Além da verificação dos nomes, há checagem de segurança, por parte de policiais da Assistência Militar do Tribunal de Justiça do Ceará.
Neste momento, as pessoas credenciadas previamente estão retirando as senhas de acesso, conforme a capacidade de lotação, ao 1º Salão do Júri. A imprensa foi autorizada a entrar no local para registro de imagens.
Fórum Clóvis Beviláqua abre os portões para entrada do público que acompanhará o julgamento de quatro acusados no processo do caso Curió.